VARAMENTO NÃO CONVENCIONAL NA CGH IGREJINHA

VARAMENTO DO TÚNEL DE ADUÇÃO DA PCH SALTO DO GUASSUPI
Junho 15, 2020
EMBOQUE DO TÚNEL 1 – PCH DOIS SALTOS
Junho 17, 2020

No dia 13 de Julho de 2020, a equipe da Pedra Branca Escavações chegou à estaca inicial do Emboque do túnel da CGH Igrejinha, em Boa Vista do Cadeado-RS, deparando-se com o maciço à frente. Foram necessários mais 2 fogos para encontrar a escavação a céu aberto, tornando então este um varamento distinto dos demais realizados até então.

Os trabalhos foram iniciados em 10 de Dezembro de 2019 e os serviços se concentraram na abertura e tratamentos do túnel de adução em seção arco-retângulo de 5,75m x 5,75m. Com extensão de 618,75 m, o túnel foi escavado integralmente pela jusante, por equipes que trabalharam dia e noite durante todo o período da obra.

O projeto se desenvolveu majoritariamente no basalto maciço de alta resistência (classe II). Nos últimos 37m foi interceptada uma rocha vulcânica amigdaloidal de baixa resistência (classe IV e classe V localmente), tornando indispensável a instalação de 43 cambotas e execução de arco invertido.

Entre os tratamentos utilizados na obra, destacam-se:

  • Instalação de tirantes de 4m no túnel
  • Lançamento de concreto projetado
  • Instalação de cambotas
  • Execução de arco invertido
  • Instalação de drenos
  • Aplicação de telas metálicas
  • Bate choco e perfuração/instalação/injeção de chumbadores de 4m no céu aberto.

Os serviços foram executados com qualidade e conforme projetos fornecidos; agora resta apenas um pequeno tratamento a céu aberto, além da visita da Geologia para recomendações finais para entrega do túnel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *