TÉRMINO DA OBRA PCH BELA UNIÃO
Julho 5, 2013
VARADA – PCH PIRAPORA
Dezembro 12, 2013

Escavando um túnel que totalizará 320m de comprimento com uma seção de 7,20 x 7,20m, bifurcando nos últimos 40m para o acionamento de duas turbinas de 12,5MW cada, a Pedra Branca está atualmente trabalhando em 4 frentes simultaneamente, avançando pela montande e pelos dois túneis de desemboque e ainda executando o tratamento dos taludes da jusante.

Apresentando uma geologia imprevisível a cada avanço, formada por meta-siltito e meta-arenito com múltiplas ocorrências de zonas fracas devido à presença de argila, muito material solto na superfície da rocha e pelo menos 3 famílias de juntas, se estabeleceu um desafio natural para a execução dos trabalhos.

As 3 frentes de trabalho de execução do túnel, avançaram minuciosamente fazendo uso de tratamento com cambotas metálicas, tirantes, telas metálicas e projetado com fibra para vencer a geologia nada amistosa.

Com a tendência de melhora progressiva na qualidade do material escavado e após notável aumento na competência do maciço nas frentes de serviço dos túneis de desemboque, essas seguem o trabalho sem mais fazer uso das cambotas metálicas, porém respeitando os limites de avanço e mantendo a conhecida qualidade e segurança na execução dos serviços executados pela Pedra Branca.

A construção da PCH Pirapora está sendo realizada pela EMAE, e a entrega está prevista para 2014. Confira as informações na íntegra pelo link:

https://www.emae.com.br/emae/conteudo.php?id=pchpirapora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *