ENCONTRO DE FRENTES EM CARAGUATATUBA
Julho 15, 2016
CONCLUSÃO DAS ESCAVAÇÕES DO TÚNEL 102 – CONTORNO DE CARAGUATATUBA
Novembro 11, 2016

Após 6 meses de obras, a Pedra Branca Escavações Ltda concluiu os serviços do túnel de adução da UHE Atalho, em Brejo Santo-CE. O túnel está localizado no Lote B do Eixo Norte do Pisf, (Meta 2N), eixo qual captará água em Cabrobó-PE para levá-la ao sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, ​contribuindo para o abastecimento de água para milhões de pessoas no nordeste Brasileiro.​

A obra faz parte do projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, o objetivo deste projeto é desviar a água por meio de dutos, canais e túneis para rios menores e açudes que atualmente secam durante a estiagem no semiárido nordestino.

Inicialmente prevista para ser concluída em 3 meses, a obra teve o prazo estendido devido a mudanças de projeto. A princípio o tratamento exigia apenas aplicação de concreto projetado, instalação de tirantes e aplicação de tela metálica. Devido à baixa cobertura do trecho junto ao emboque na tomada d’água e baixa classificação geomecânica da rocha, porém, foi necessária a instalação de 18 lances de enfilagem tubular injetada SCH-40 com 6,0m de comprimento, 105 cambotas com espaçamento de 0,80m e ainda microestacas SCH-40 e L=5,0m no trecho inicial, ampliando assim o tempo de execução da obra. Ademais, em consequência da baixa classificação do maciço, 92% dos fogos realizados no trecho montante tiveram restrição de avanço, limitando as furações à 1,0m, favorecendo o prolongamento da obra.

Foram 209,50m de escavação subterrânea com dois tipos distintos de seção arco-retângulo (7,54m x 7,42m e 8,04m x 7,92m) e, para alcançar a geometria de seção prevista em projeto, as escavações foram realizadas em duas fases. O ataque inicial foi feito pela abóbada na tomada da água, sendo escavados 101,20 metros pela montante, seguidos de 36,53 metros de rebaixo por esta frente; o restante do serviço foi realizado pela jusante – 108,30 metros de abóbada e 172,97 metros de rebaixo. O volume de material escavado superou 12 mil metros cúbicos, e mais de 2400 metros cúbicos de concreto projetado foram empregados para revestir o túnel.

O encontro das frentes deu-se no dia 1 de Agosto, e no dia 23 de Agosto foram finalizados os 172,97 metros de rebaixo faltantes, bem como todos os tratamentos associados necessários. A obra foi executada com a eficiência e segurança conhecidas da Pedra Branca Escavações e entregue dentro do prazo estabelecido pela Contratante, Serveng Civilsan S/A.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *